sexta-feira, 22 de abril de 2011

Febre?o que é a febre???





A febre é um sinal tão comum que a maioria de nós nunca parou para pensar no seu real significado.

Por que temos febre? Para que ela serve? Ter febre é bom ou é ruim? Ter febre faz mal ou faz bem? Quanto maior a febre mais grave é a doença? Existe febre interna?

A febre não é uma doença, é um sinal de doença. Assim como na produção de inflamação e pus, a febre é um mecanismo de defesa e um sinal de alerta do nosso organismo.


O corpo humano apresenta uma temperatura normal entre 36 e 37,5ºC. Ela sofre alterações ao longo do dia, estando mais próxima de 36ºC durante a madrugada e mais para 37,5ºC no final da tarde. É o ciclo circadiano da temperatura corporal.


Usa-se termômetro para medição de temperatura corpórea:
 

Imunoglobulinas

As imunoglobulinas ou anticorpos são um grupo de glicoproteínas presentes no soro e nos líquidos orgânicos. São produzidas pelos linfócitos B, precursores que, depois de sensibilizados, isto é, depois de terem entrado em contato com o antígeno, originam os plasmócitos de diferentes linhagens e clones celulares, que irão produzir as cinco frações de imunoglobulinas, denominadas imunoglobulinas G, A, M, D e E. Apesar de apresentarem muitas semelhanças, diferem entre si no tamanho, na composição de aminoácidos, no conteúdo de carboidratos e na carga elétrica.

Aglutinação

O sangue é constituído pelo plasma e pelas células sanguíneas que flutuam no plasma.No plasma contém proteínas nomeadas de Albumina, globulina,fibrinogénio ,glicose.E os elementos do sangue glóbulos vermelhos,brancos e plaquetas.

Este teste classifica o sangue de acordo com a presença dos antígenos principais A e B na superfície das hemácias e de acordo com os anticorpos séricos anti-A e anti-B. A tipagem sangüínea ABO, usando tanto o método direto quanto o reverso, é necessária antes de uma transfusão, para evitar uma reação letal.
 Na tipagem direta, as hemácias do paciente são misturadas ao soro anti-A, e, então, com o soro anti-B; a presença ou ausência de aglutinação determina o tipo sangüíneo. Na tipagem reversa, os resultados do método direto são verificados pela mistura do soro do paciente com células conhecidas do grupo A e grupo B. A determinação do grupo sangüíneo é confirmada quando os resultados da tipagem direta e reversa coincidem perfeitamente.
 Objetivos
•    Estabelecer o grupo sangüíneo de acordo com o sistema ABO.
Método: Tipagem direta e tipagem reversa em tubo.
Achados Normais
Na tipagem direta, se ocorrer aglutinação quando as hemácias do paciente forem misturadas com o anti-soro A, o antígeno A está presente e o sangue é tipado como A. Se ocorrer aglutinação quando as hemácias do paciente forem misturadas com anti-soro B, o anti-soro B está presente e o sangue é tipado como B. Se ocorrer aglutinação em ambas as misturas, tanto antígenos A e B estão presentes e o sangue é tipado como AB. Se não ocorrer aglutinação em qualquer uma das misturas, não há antígenos presentes e o sangue é tipado como O.
 Na tipagem reversa, se ocorrer aglutinação quando as células B forem misturadas com o soro do paciente, existe anti-B presente e o sangue é tipado como A. Se a aglutinação ocorrer quando as células A forem misturadas, existe o anti-A e o sangue é tipado como B. Se a aglutinação ocorrer tanto quando células A quanto B forem misturadas, existem anti-A e anti-B e o sangue é tipado como O. Se não ocorrer aglutinação quando A e B forem misturados, nem anti-A nem anti-B está presente, o sangue é tipado como AB.
REAGENTES: